quarta-feira, 28 de julho de 2010

Aprendendo com os Bebês

Durante a aula de Inteligência Computacional conversei com os alunos sobre Redes Neurais Artificiais e a relação entre o neurônio biológico e o neurônio artificial, bem como o processo de aprendizagem. Por coincidência duas revistas de divulgação científica deste mês escrevem sobre o assunto:


  • A Scientific American do Brasil com o artigo "O que os bebês sabem e os adultos desconhecem - Crianças desvendam o  mundo da mesma forma que cientistas. Fazem experimentos, analisam estatísticas e estabelecem teorias". O processo de aprendizagem do cérebro e da ciência são, praticamente, os mesmos: Observação, Experiência, Análise e Teoria. Um artigo muito "feliz" por sinal.
  • A Superinteressante com o artigo "Como pensam os bebês - eles tem noções de matemática, são prodígios da psicologia e conseguem diferenciar o bem do mal. Nossos filhos nascem sabendo muito mais do que imaginamos. Entenda o que se passa na cabeça deles". Esse tema é um bom  debate sobre como surgem as informações: teremos uma "herança genética" da memória? ou simplesmente ao nascermos, nosso cérebro é uma tábua rasa que deve ser polida com as experiências?
Se você perguntar para mim em qual das duas teorias acredito, eu responderia que a tendência atualmente da ciência é que talvez as duas estejam certas, ou seja, algumas informações básicas podem estar estruturadas com a evolução do cérebro, mas a maioria das informações será adquirida com as experiências.

Até mais!

Um grande Abraço!

Um comentário:

  1. Lucas Rodrigues14:28

    Muito legal. É verdade, as crianças já devem nascer com algumas caracteristicas no cerebro, e com a educação poderão mudar ou manter esse pensamento, descobrindo o que é certo e o que é errado.

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